top of page
livros abertos

LIVROS

Vozes Anciãs: Mãe Marieta de Iraquara

Maria Cândido de Jesus, amorosamente conhecida na cidade de Iraquara como “Mãe Marieta”, é reconhecida por “pegar menino”, ou seja, por ser uma parteira que ajudou centenas de crianças a virem ao mundo, numa época marcada pela falta de assistência médica e precárias condições de vida. A sua arte de partejar se baseava em salvar vidas com os recursos que dispunha: paciência, escuta, respeito pelo corpo feminino, chás e banhos de folhas de manga, arruda, canela, pimenta do reino, alho, posições em cima de um pedaço de madeira, agachadas ou sentada no pé da cama.

Disponível para baixar em PDF aqui

As múltiplas faces do PROFCIAMB:
impactos nas Ciências Ambientais

O ProfCiamb, com associadas nas cinco regiões brasileiras, visa a dialogar com os diferentes atores da sociedade objetivando compreender e minimizar os efeitos antrópicos, além de capacitar docentes das redes pública e privada do Ensino Básico para que sejam multiplicadores e despertem nos adolescentes e jovens a responsabilidade com o ambiente. O resultado de todo este esforço, diálogo, pesquisa-ação-extensão resulta na produção de artigos científicos, material de divulgação científica, livros e capítulos de livros que transbordam a transversalidade do conhecimento, seja em projetos agroflorestais, discussões teóricas sobre o tema, ações em meio terrestre e aquático. A pluralidade temática dos capítulos demonstra a riqueza de diversos temas abordados neste livro.

Disponível para baixar em PDF aqui

Maio Vermelho

Maio Vermelho é uma obra literária onde o autor de bate situações sociais de grande relevância, ao mesmo tempo em que aponta essas problemáticas em um cotidiano típico da lavoura cafeeira no interior, bem como as relações entre patrão e empregado e, obviamente, sem perder de vista os encantos que um bom enredo têm: romances, humor, linguagens típicas, personagens característicos, regionalismo. Tudo isso em uma trama perfeitamente construída onde há uma reflexão sobre preconceito, racismo, exploração e coloca o leitor como agente ora ativo ora passivo diante daquilo que aflige a sociedade. As lutas e labutas que os personagens vão enfrentando na construção da trama mostram uma percepção de realismo que nos aproxima deles e isso faz com que tenhamos diversos sentimentos durante a leitura, com paixão, carrinho, medo, entusiasmo, etc

Disponível para compra aqui

©2023 por PROFCIAB - UEFS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page