top of page

Perguntas frequentes

As respostas que você procura

    As seguintes perguntas abaixo tem como objetivo tirar dúvidas relacionadas a todo o processo dos curso do PROFCIAMB - UEFS, desde a matrícula até a solicitação do diploma. Se você não encontrar sua resposta aqui, entre em contato conosco pelo e-mail profciamb.uefs@uefs.br, ou consulte os documentos oficiais: normas da pós-graduação, regimento e instruções normativas, disponíveis na página da UEFS (aba Documentos).

A lista dos tópicos abaixo não está em ordem alfabética, mas cronológica, de acordo com a sequência das atividades no decorrer do curso.
 

Working on a Computer

Quanto tempo leva  o mestrado no PROFCIAMB?

Artigo 3º A duração de que trata este capítulo se refere as Turmas, e não ao Programa. 
§1°O Curso de Mestrado terá duração mínima de 12 meses e máxima definida de acordo com regramentos da UEFS. 
§2° - Os períodos de concessão de licenças de maternidade não serão considerados na contagem de tempo final. 
§3° - Os períodos de concessão de licenças de saúde não serão considerados na contagem de tempo final, ouvido o Colegiado. 
§4° - Casos que se caracterizem como excepcionais e deem causa a outros afastamentos do discente, não deverão ser considerados na contagem de tempo final, desde que haja aprovação do Colegiado. 
§5° - Em casos excepcionais, mediante solicitação do discente, com aval do orientador, a critério do Colegiado, poderá ser concedida prorrogação, conforme Regimento da Universidade, por mais 6 (seis) meses, submetido à aprovação do Colegiado e após avaliação do desempenho discente, ao fim do qual o discente será desligado automaticamente. A totalização não pode ultrapassar o prazo maximo previsto pela UEFS. 
Assim sendo o curso leva em media 24 meses e no maximo 30 meses, contabilizaveis. 

Como é a estrutura curricular?

Artigo 5º A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais é constituída de disciplinas, exame de qualificação, elaboração e produção de uma dissertação e de produtos educacionais. 
§ 1º Entende-se por disciplinas obrigatórias o conjunto de disciplinas comuns às Linhas de Atuação; 
§ 2º Entende-se por disciplinas eletivas/optativas aquelas que permitirão a integralização do conhecimento nas Linhas de Atuação. 
§ 3º As propostas de inclusão de novas disciplinas obrigatórias deverão ser aprovadas pelo Colegiado Gestor da Rede PROFCIAMB. 
§ 4º As disciplinas obrigatórias para o Mestrado são: 
I. Metodologia Científica e Desenvolvimento de Projetos em Educação nas Ciências Ambientais; II. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais; 
III. Ambiente, Sociedade e Educação; 
IV. Gestão Ambiental; 
V. Seminário de Pesquisa. 
§ 5º O número de Créditos pode variar de 3 (três) a 4 (quatro) créditos. O que equivale à carga horária de 45h ou de 60h. Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades curriculares. 

O curso pode ser trancado ou cancelado?

Artigo 38 O trancamento de componente curricular, com parecer do orientador, e o da matrícula no curso poderá ser solicitado pelo discente e avaliado pelo colegiado, desde que o discente já tenha integralizado pelo menos 1/3 da matriz curricular e seja preservado o prazo máximo de conclusão, exceto casos de agravo à saúde, comprovado pelo serviço médico da UEFS, ou situações específicas, aprovadas pelo colegiado. 

Qual é o sistema de creditos e como funciona?

Artigo 6º O discente do PROFCIAMB deverá integralizar um mínimo de 24 (vinte quatro) unidades de crédito. 
§ 1º O Curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais exigirá os créditos, assim distribuídos: 15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias; 9 (nove) créditos em disciplinas eletivas/optativas. 

Quais requisitos são exigidos para a conclusão do curso e a obtenção do Grau de Mestre?

Artigo 48 Para obtenção do Grau de Mestre é necessário para o discente: 
a. Estar matriculado em nível de Mestrado, pelo menos por dois semestres; 
b. Completar os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos; 
c. Ser aprovado no Exame de Qualificação do Mestrado; 
d. Ter aprovada a Dissertação pela Banca Examinadora; 
e. Apresentar um produto educacional registrado conforme exigência da REDE, nas plataformas Educacionais da CAPES e outra indicada, além do banco de dados da Rede PROFCIAMB.

Quais são as bolsas disponiveis dentro do PROFCIAMB?

Bolsas que poderão ser ofertadas pelo programa, quando disponibilizadas por Agências de Fomentos.

Quantas vagas são oferecidas no PROFCIAMB?

Artigo 32 As normas e critérios que regerão o processo seletivo de ingresso ao Curso constarão no Edital de Seleção, elaborado pelo Colegiado de Curso. 
§1º O Edital de seleção indicará o número de vagas, as condições e documentação exigidas dos candidatos, as datas, os horários e os locais em que as provas serão realizadas, bem como os critérios de avaliação; 
§2º O número de vagas será definido pelo número de orientadores credenciados no programa em reunião de colegiado. 

Quando se abrem novas Turmas no PROFCIAMB?

O processo seletivo ocorre uma vez por ano, com as inscrições realizadas entre os meses de fevereiro e março, e início da nova turma entre os meses de julho e agosto.

©2023 por PROFCIAB - UEFS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page