
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) foi aprovado no âmbito da CAPES no final de 2015, e deu efetivamente início às suas atividades a partir do dia 21 de janeiro de 2016. Tem como público alvo os professores da rede de ensino básico, e está estruturado a partir da associação em rede de Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do país. Nesta primeira etapa agrega nove universidades (UFPR, UEM, USP, UnB, UFPE, UFSE, UEFS, UFAM, UFPA), com mais de 120 orientadores.
Por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Águas com a CAPES, foram aportados recursos para fomentar a estruturação da Rede e seu funcionamento em bases interdisciplinares e a meta de formar pelo menos 150 mestres na temática do ensino em água e ciências ambientais no período de 2016 – 2020. Em função das demandas já observadas, o número de mestrandos será certamente superior a esta meta, incluindo também outros temas transversais da área de ciências ambientais.
Área de concentração
Ensino das Ciências Ambientais
Ensino das Ciências Ambientais:

Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino de ciências ambientais, a área de concentração Ensino de Ciências Ambientais propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais. As pesquisas e o ensino no contexto do PROFCIAMB versarão sobre aspectos relativos aos sistemas naturais proporcionando conhecimentos acerca de suas dinâmicas, bem como relativos aos impactos das atividades antrópicas no ambiente natural e estratégias de adequação ambiental.
Linhas de atuação
Ambiente e Sociedade
Recursos naturais e tecnologia
Ambiente e Sociedade
Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a questão do desenvolvimento e seus impactos no ambiente e sociedade, de forma a contribuir na melhor identificação de fatores determinantes da degradação ambiental associada com a perda da qualidade ambiental e de vida. As pesquisas voltadas a esta temática devem estar associadas com a práxis pedagógica, culminando em reflexões e ações sobre a temática, bem como em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Contempla pesquisas sobre padrões de consumo e produção, e sua influência na qualidade ambiental e nas

relações sociais, caracterização de seus impactos, gestão de conflitos socioambientais e participação social, bem como a institucionalização de uma cultura de sustentabilidade. Os projetos inseridos na Linha de Atuação Ambiente e Sociedade irão, de forma geral, investigar como o ensino da gestão dos recursos naturais nos aspectos das políticas ambientais, participação em conselhos de meio ambiente e desenvolvimento, e diversos outros instrumentos e suas interfaces com a questão dos padrões de consumo e de produção da sociedade, analisando de que forma estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irá investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.
Recursos naturais e tecnologia:
.jpeg)
Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a caracterização e compreensão do meio ambiente e os usos múltiplos dos recursos naturais, voltados à reflexão sobre as relações de apropriação dos bens naturais e as possibilidades de construção de sociedades sustentáveis. As pesquisas relacionadas a esta temática devem ter associação com a práxis pedagógica, culminando em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem, levando à reflexão-ação. Contempla pesquisas sobre os sistemas e tecnologias ambientais e os processos associados, abordando temas como água, solo, ar, clima, energia,
geobiodiversidade, usos múltiplos de recursos naturais, construções sustentáveis, entre outros. Os projetos inseridos na Linha de Atuação Recursos Naturais e Tecnologia irão, de forma geral, investigar como o ensino sobre os recursos naturais, seus impactos e formas de mitigação estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Assim, os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para ambientes de laboratórios, material para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.
Infraestrutura
Horários das disciplinas e local das aulas

As aulas ou atividades presenciais, poderão ser realizadas tanto na sede do PROFCIAMB, na UEFS em Feira de Santana, no CACD UEFS em Lençóis, como na sede da UNEB – Campus XXIII em Seabra, estes dois últimos na Chapada Diamantina.
Qualquer decisão dependerá dos docentes responsáveis pelo(s) componente(s) curricular(es), de condições concretas, e será deliberada, caso a caso.
De forma geral as disciplinas ocorrerão entre quintas, turno da tarde/noite e sábados, sendo as quintas -preferencialmente - mediadas por tecnologias. Em aulas presenciais, podem ocorrer de sexta, a partir das 8h, até domingo, meio-dia.
Disciplinas externas ao programa, podem apresentar variações e não seguem, necessariamente, este padrão.
-
Calendário Acadêmico 2024.1 TURMA 6
-
Calendário Acadêmico 2024.2 TURMA 7
Procedimentos Úteis
.jpeg)

Alunos/ Discentes
Os tipos de processos disponibilizados abaixo poderão ser solicitados pelos discentes através do Peticionamento Externo do SEI. Todas as solicitações são formalizadas junto à Divisão de Assuntos Acadêmicos e serão processadas, exclusivamente, através do Peticionamento realizado mediante cadastro do Usuário Externo do SEI.
Para realizar o cadastro, consulte as informações AQUI.
16
Apresentação de atestado pela ausência em aula
Entre em contato
Avenida Transnordestina, s/n - Novo Horizonte CEP 44036-900 - Feira de Santana - Bahia
WhatsApp (75) 98184-4332
@profciamb_uefs